Acesso às redes Sociais do Governo
Ícones para acesso às redes Sociais do Governo

Barra oficial do Governo do Estado de São Paulo

Clique para acessar as redes Sociais do Governo

Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE): é realizada geralmente no início do ano letivo ou após períodos de férias/recessos escolares para aferir o que os estudantes sabem no momento inicial de um processo educativo, a fim de balizar tomadas de decisão no que se refere ao planejamento de ensino. É aplicada para todos os anos do ensino fundamental e séries do ensino médio, em Língua Portuguesa e Matemática.


Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP): são aplicadas ao longo do desenvolvimento da aprendizagem, pois tem a finalidade de monitorar a evolução da aprendizagem. São realizadas bimestralmente para todos os anos e séries, em Língua Portuguesa e Matemática.


Sequências Digitais (SD): realizadas em curtos períodos para obter informações mais pontuais sobre os avanços e dificuldades em determinados conteúdos e habilidades específicos. São aplicadas a partir do 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, atendendo os componentes de Língua Portuguesa, Matemática e as áreas de Ciências Humanas e da Natureza.


Sondagens de Alfabetização: são aplicadas periodicamente para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) de forma a subsidiar ações pedagógicas para garantir a aprendizagem de leitura, escrita e alfabetização matemática a todos os estudantes. Seus resultados apoiam o processo de recuperação dos estudantes em processo de alfabetização.


Teste de fluência leitora: voltado aos estudantes dos 2º, 3º e 6º anos do ensino fundamental, envolve questões que identificam o nível de fluência dos estudantes por perfil de leitor: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além do caso daqueles que, por alguma razão, não realizaram a leitura de nenhuma palavra.


SARESP: Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - é uma referência para a avaliação de desempenho dos estudantes no tocante ao acompanhamento de uma das principais diretrizes do Plano Estadual de Educação de São Paulo: a melhoria da qualidade da educação.


Avaliação estadual externa, realizada anualmente, conta com a participação de todas as escolas da rede estadual, envolvendo mais de 1 milhão de estudantes dos 2º, 3º, 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Avaliações Educacionais

A SEDUC participa avidamente diagnosticando e acompanhando a evolução da educação básica paulista.
Aqui apresentamos informações das avaliações educacionais aplicadas no âmbito do Estado de São Paulo que já permitem o gerenciamento, a visualização e o levantamento de dados. Mais atualizações em breve.